• Maly Motta

Vivencie a sua tristeza e a raiva para eliminá-las

"Perdeu" um ente querido? "Perdeu" uma situação que lhe parecia confortável e agradável? Está TRISTE por qualquer motivo? CHORE!  

Chore por 10 minutos, por 1h, por 1dia, por 1 semana... Não digo para você chorar pela vida toda, mas que se permita - por um tempo - VIVER ESSA TRISTEZA para que depois você fique leve, para que ela não se repita e você viva bem. 

Se você que me lê for um homem, pode ser que a sua mente já lhe questione se deve/pode chorar... Pode ser que você se lembre de ter ouvido algo como: "homem não chora!" ou "homem é forte e não pode se emocionar" ou ainda: "quem chora é fraco...". Se você acha que não deve chorar por ser homem, eu gostaria que você lembrasse que você é um ser humano e por isso vai sentir emoções. Não tem jeito! 

Aproveito e deixo aqui uma boa dica de filme para você ver no youtube e ressignificar essa crença de que HOMEM NÃO PODE CHORAR. O filme se chama The mask you live in e é excelente para mães e pais que desejam educar os seus filhos para a vida, respeitando a essência deles como seres humanos, independente das diferenças de gênero que a sociedade ainda prega - e maltrata. 

Voltando ao choro... Vamos entender porque ele é importante?

Etimologicamente, a palavra EMOÇÃO vem do latim EMOTIONE que significa movimento. Ou seja, essa emoção precisa sair! Você precisa externalizar todas as suas emoções. 

Entenda: você não vai brigar com ninguém, xingar ninguém, maltratar ninguém. Você vai viver essa tristeza pelo tempo necessário para que ela saia. Você pode exteriorizar através de uma escrita curativa, escrevendo sobre essa mágoa; sobre porque você se decepcionou; sobre o que fizeram/não fizeram... 

Caso contrário, "elas irão lhe maltratar

por dentro". Elas ficarão aí e quando você viver qualquer outra tristeza menor, a dor será maior porque essa tristeza antiga está acumulada. E o pior: essas emoções reprimidas poderão ser as causas (emocionais) de futuras doenças. 

A tristeza afeta diretamente o seu coração e pulmão. A raiva afeta  o estômago, o fígado (muitos alcóolatras começaram a beber por causa da raiva imensa que sentiam), a garganta e ainda pode desenvolver derrame.

O NOSSO CORPO SEMPRE EXTERNALIZA O QUE A MENTE TENTA ESCONDER. 

Mas oh! Não perpetue essa tristeza. Viva-a no tempo necessário para que ela lhe deixe leve e livre. Eu sempre percebo que depois de vivenciá-la dessa forma, me torno mais forte.

Você também já percebeu isso? 

Com carinho,


#raiva #triste #tristeza #MalyMotta #emocao #emoção

0 visualização
 
Receba meus textos na sua conta de e-mail:

©2020 por MALY MOTTA TREINAMENTOS e TERAPIAS HOLÍSTICAS.